Live com André Filipe Dummar, diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O POVO

 em Jornalismo

Clique no tempo para ir direto para a pergunta que deseja ouvir:

3:10 – Como se deu a transformação digital do O POVO+? Quais as principais referências que nortearam esse projeto?

5:50 – O POVO+ possui uma grande gama de conteúdos distintos: colunas, reportagens especiais, e-books, cursos e até séries. Um dos grandes desafios de uma plataforma multistreaming é conseguir sustentar o modelo com um bom volume de conteúdo sem perder a qualidade. Qual a estratégia do O POVO+ para alcançar este objetivo?

11:59 – Mais do que converter novos assinantes, o que O POVO+ tem feito para retê-los? Você cita grandes veículos internacionais como modelos para o que vocês fazem, como o New York Times, a Axel Springer. Até que ponto o brasileiro está realmente disposto a pagar por jornalismo, assim como outros povos?

19:20 – Um dos casos trabalhados no Master de Jornalismo (https://master.ise.org.br/edem/) deste ano foi a da Axel Springer, que mostra a transição da editora alemã para o mundo do jornalismo digital. Dentro desta estratégia o CEO, Mathias Dopfner, enviou uma série de executivos por 6 meses para o Vale do Silício para uma imersão junto às maiores empresas de tecnologia. Como vocês formaram a equipe para esta transição digital no O POVO?

24:26 – ​A Pandemia favoreceu o consumo de notícias no O POVO?

26:22 – Como O POVO trabalhou a cultura digital dentro do Grupo? Houve ou ainda há resistência por parte de alguns jornalistas ou profissionais de outras áreas?

30:44 – Você fala muito sobre local news. O que sugere para que veículos pequenos e hiperlocais sobrevivam economicamente? Assinatura será o melhor modelo, mesmo em mercados pequenos?

34:07 – Você concorda que o conteúdo hiperlocalizado somente é sustentável dentro de redes dinâmicas, trabalhando com vários emissores de rede de maneira dinâmica?

36:23 – A plataforma O POVO+ é uma plataforma de alto nível, que se coloca ao lado dos grandes players do Brasil. Há uma estratégia editorial para o conteúdo para chegar a todo o país, ou a intenção é aprofundar no vínculo regional, gerando mais identificação com os usuários?

41:26 – Quão importante é a conexão entre a tecnologia e o jornalismo hoje? Poderemos ter novos modelos de ensino da profissão?

42:54 – Uma das questões mais bonitas da revolução digital para o jornalismo é oferecer mais ferramentas para recuperarmos a capacidade de escuta. As plataformas digitais permitem que ouçamos as pessoas em tempo real. Como conseguir aumentar e melhorar a participação dos assinantes e da população em geral? Como vocês têm utilizado as ferramentas de interação com a audiência?

46:25 – Você participou do nascimento da Casa Azul Ventures. Pode contar um pouco sobre a história da aceleradora?

50:27 – Onde você enxerga O POVO+ daqui a 10 anos? Qual a meta de vocês a longo prazo?

53:12 – Muitas empresas no Brasil estão fazendo esse movimento de digitalização. Que sugestões você daria para um grupo de comunicação que esteja começando a fazer este movimento? O que você não faria?

59:00 – Há cerca de um ano, você você estava conosco fazendo o Estratégias Digitais para Empresas de Mídias (https://master.ise.org.br/edem/). Qual é a percepção desse tempo que passou? Como você se via então, e como é que você se vê hoje?

 

 

Desta vez o convidado é André Filipe Dummar de Azevedo, diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O POVO e cofundador da Casa Azul Ventures, tem formação executiva em Strategic Management of Innovation pela Cornell University, Master em Estratégia Digital para Empresas de Mídia pela ISE Business School, além de formação em Transformação Digital, Gestão Econômico-Financeira e Liderança pela Fundação Dom Cabral.

Conversamos sobre a revolução digital: desafios e oportunidades. O Povo é a primeira plataforma multistreaming de jornalismo e cultura da América Latina. Em um só lugar você encontra Séries, Documentários, Reportagens Especiais, Podcasts, Jornal, Livros, Cursos e Palestras. A iniciativa representa um marco do processo de transformação digital do Grupo de Comunicação O POVO. A iniciativa venceu o WAN-IFRA LATAM Digital Media Awards na categoria de “Best Paid Content Strategy” (Melhor Estratégia de Conteúdo Pago).

Assista!

Clique no link e se inscreva no Canal do Youtube para receber o aviso dos artigos e novas LIVES.

Assine meu canal para acompanhar:

 


Carlos Alberto Di Franco nas Mídias Sociais:

Twitter: https://twitter.com/DiFrancoNews
Facebook: https://www.facebook.com/carlosadifranco
Instagram: https://www.instagram.com/difranconews/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carlos-alberto…

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar