Live com Dante Gallian – O Papel Transformador da Literatura

 em Jornalismo

Clique no tempo para ir direto para a pergunta que deseja ouvir:

2:57 – Como a literatura pode, de fato, ser um meio de transformação pessoal e social?

7:55 – Você escreveu um livro chamado “A literatura como Remédio: os clássicos e a Saúde da Alma”. Nos conte um pouco sobre o livro e suas experiências, sobretudo tendo como contexto o nosso momento atual, de pandemia. A literatura tem, efetivamente, um papel curativo?

14:26 – De que forma as tecnologias nos desumanizam? A quais sintomas temos de estar atentos?

18:35 – A literatura contemporânea não é humanizadora? Qual autor contemporâneo reúne as condições literárias para que, no futuro, seja considerado um clássico? É possível fazermos esse tipo de aposta?

24:25 – Você poderia falar um pouco sobre sua experiência com a literatura no mundo corporativo? Que tipo de influência o Laboratório de Leitura tem tido nesse mundo corporativo?

30:36 – Muitas pessoas não cultivam o hábito da leitura. Por onde começar? O que alguém que queira adquirir o gosto pela leitura precisa fazer?

34:31– Dostoiévski é um autor que revela a grandeza e as misérias humanas. Em que medida a leitura de suas obras pode contribuir para o amadurecimento pessoal?

39:22 – Você poderia elencar 6 clássicos que considera indispensáveis? Por quê?

45:09 – Quais os autores brasileiros que você mais gosta e indica?

47:13 – Nós vivemos submersos no mundo digital. Como, sem deixar de viver neste mundo, podemos desatar este nó negativo que nos afasta da capacidade de reflexão e aprofundamento?

54:47 – Como fazer com que a experiência da leitura nas telas seja quase tão agradável quanto a de ler no papel?

58:35 – Como é sua metodologia de trabalho? Quando tempo você dedica à leitura diariamente?

Desta vez o convidado foi o professor Dante Gallian, doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e com pós-doutorado em Paris.

Dante Gallian criou e desenvolveu o Laboratório de Leitura -atividade de formação humanística e ética fundamentada na leitura e discussão dos clássicos da literatura universal. É professor de Ética e Literatura no ISE Business School. É autor de dezenas de livros, com destaque para “A literatura como Remédio: os clássicos e a Saúde da Alma”.

Conversamos sobre o papel transformador da literatura. A leitura dos clássicos forja o caráter, cura doenças da alma e resgata a autoestima. Em tempos de pandemia, carregados de incertezas, medos e tensões, a literatura tem um papel curativo e transformador.

Assista!

Clique no link e se inscreva no Canal do Youtube para receber o aviso dos artigos e novas LIVES.

Assine meu canal para acompanhar:

 


Carlos Alberto Di Franco nas Mídias Sociais:

Twitter: https://twitter.com/DiFrancoNews
Facebook: https://www.facebook.com/carlosadifranco
Instagram: https://www.instagram.com/difranconews/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carlos-alberto…

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar